terça-feira, 18 de maio de 2021

Locais a visitar com crianças em S. Miguel, Açores

Os primeiros roteiros que fiz aqui no blog não contemplavam dicas para quem viaja em família com crianças, pelo que este post é dedicado a quem tem miúdos pequenos e quer saber os melhores locais para visitar com os mais novos.

Para começar, S. Miguel é um destino muito seguro e recomendado para crianças, não só pela natureza em si, mas pelas inúmeras atividades que é possível fazer com elas.

Vou enumerar aqui uma lista de locais a visitar com os mais novos:


  • Parque dos Super Heróis, junto ao Estádio de S. Miguel, Ponta Delgada

Este parque infantil é diferente dos habituais, já que é todo feito com madeira, troncos de árvores, pedras, etc. 🌲

Tem circuitos, casinhas, uma pista para andar de bicicleta, zonas com mais ou menos dificuldade, consoante as idades. Acho que as fotografias (tiradas por mim) falam por si:









Ainda tem uma zona ao lado mais dedicado a adultos, que também se divertem bastante:



  • Parque infantil da Quinta dos Açores/Parque Urbano, Ponta Delgada

Este enorme parque infantil tem 3 zonas: um navio gigante, um farol e a zona de baloiços. Além disso, tem um relvado enorme onde é possível jogar à bola, correr e explorar. E nada melhor que acompanhar a brincadeira com um gelado (ou até mesmo um crepe) da Quinta dos Açores 🍧










  • Parque Florestal da Macela, na Lagoa

Este parque florestal, além de um parque infantil inserida na natureza, tem mesas para picnic e uma zona com animais, além de um miradouro.





  • Pinhal da Paz, Ponta Delgada

Entre Ponta Delgada e a Ribeira Grande, temos a Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, um dos meus locais preferidos. Além dos circuitos desportivos, tem também uma zona comunitária onde se podem fazem churrascos, tem forno de lenha, casas de banho, mesas para comer, parque infantil, um relvado enorme para estar a repousar ou brincar, animais, etc. Um local muito completo para se estar em família.











  • Praia do Pópulo, Ponta Delgada

Praia pequena e aconchegante, com a temperatura da água a rondar os 20ºC no verão. Junto às rochas costumam-se formar umas poças de dão liberdade às crianças para brincar. Tem duches, um bar de praia de apoio e nadador salvador. 



  • Águas quentes, Furnas

Lugares com águas quentes é o que não falta, mas as mais indicadas para quem tem crianças são a Poça da Dona Beija e o Parque Terra Nostra, ambos nas Furnas. Se na Poça da Dona Beija temos várias piscinas/tanques com diferentes tamanhos e profundidades, no Parque Terra Nostra temos, além do enorme tanque termal, várias piscinas pequenas, mais envolvidas na natureza e um enorme parque que faz as delícias dos miúdos e graúdos. Em ambos os casos há balneários e água a cerca de 40ºC. 






  • Plantações de ananás, Ponta Delgada

Atualmente existem imensas estufas de plantação de ananás, mas aquela que mais contumamos visitar são as Plantações de Ananás Arruda. Tem imensas estufas, com as várias fases de crescimento deste fruto docinho, bem como uma lojinha muito bonita que faz as delícias dos mais pequenos, já que tem tudo em forma de ananás. No Natal fizeram uma árvore com efeites de ananás. Também tem um barzinho com doces e bebidas feitos a partir desta fruta.






  • Jardim António Borges, Ponta Delgada

Jardim em pleno coração da cidade de Ponta Delgada, faz as delícias de pequenos e graúdos já que tem: parque infantil, lago, grutas, pontes, árvore com raízes enormes (belos momentos de escalada e escondidas), casas de banho e bar com refeições. 
Dos meus jardins preferidos na cidade, onde passei muitos momentos com as minhas filhas.




  • Museu Carlos Machado, Ponta Delgada
Para mim este museu é de visita obrigatória, especialmente guardado para aqueles dias de chuva em que não sabemos onde ir com os mais pequenos. Aqui Podemos encontrar coleções de peixes, crustáceos, aves, mamíferos, moluscos, insetos, répteis, flora, geologia e mineralogia. É quase como ir a um jardim zoológico, com a diferenção que os animais não estão vivos.






Há, certamente, muitos mais locais onde se podem levar as crianças, mas penso que estes não podem faltar 😉
Deixo também algumas dicas para umas férias fantásticas:
  • Visitar S. Miguel nos inverno pode ser tão bom como no verão. Além de ser tudo mais barato e com menos gente, aproveitar as águas quentes nesta altura é bem melhor;
  • Andar sempre com fato de banho e toalha no carro, já que nunca se sabe quando vamos precisar;
  • Nesta altura de pandemia, as crianças até aos 12 anos não precisam de fazer teste covid-19. Já os adultos têm de fazer antes de embarcar e 6 dias após o primeiro teste.
Boas férias ✈

Sem comentários:

Enviar um comentário